top of page
O QUE É A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO?
​

O termo “autismo” foi usado pela primeira vez por Bleuler, em 1911, com o significado de perda de contacto com a realidade, conduzindo a uma dificuldade ou, até mesmo, uma impossibilidade de comunicação. O Autismo ou melhor, a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma problemática muito antiga, embora só tenha sido reconhecida recentemente.

(Gadia, Tuchman &Rotta, 2004)

​

"Em virtude da breve história da psiquiatria e da ainda mais curta história da psiquiatria infantil, sabemos, no entanto que um trastorno descrito recentemente, não significa propriamente, um transtorno novo. Kanner, em 1943, retomou a expressão autismo para descrever comportamentos de um grupo de onze crianças que apresentavam uma incapacidade em estabelecer contacto afetivo e pessoal, sendo uma síndrome raro nos anos 40 do século XX. Sendo considerado um complexo distúrbio do neurodesenvolvimento, com etiologias e vários graus de severidade, cujo diagnóstico nem sempre é fácil.

(Lyons & Fitzgerald, 2007)

​

Actualmente definido como uma perturbação do desenvolvimento infantil frequente, e que se apresenta como alterações de comunicação, socialização e comportamentos restritos e esteriotipados. A sua causa não é conhecida, embora seja claro que exista uma susceptibilidade genética importanta (mais de 90%), aliada a condicionates ambientais.
​

Segundo vários estudos efectuados pela investigadora do Instituto de Ciências da Gulbenkian, Astrid Vicente, uma das observações mais consistentes no Autismo é o aumento anómalo dos níveis de serotonina com graves consequências a nível do neurodesenvolvimento e do funcionamento do Sistema Nervoso Central.

Estas alterações sofridas durante a gestação, ainda não são possíveis de diagnosticar no período pré-natal, sobretudo devida à inexistência de quaisquer traços físicos associado ao Autismo. A perturbação da interacção social do bebé é geralmente o primeiro sinal de alerta para o Autismo. Nos casos mais severos, este distúrbio pode ser detectado no primeiro ano de vida.

O grau de Autismo é variável. Lorna Wing (psiquiatra inglesa) após vários estudos conclui-se existir um traço distintivo do Autismo, isto é ume "Tríade de Impedimentos Sociais" que se carateriza por déficies na interação social, na comunicação e na imaginação, que variam ao longo do tempo, tanto no seu grau de severidade, quanto na sua forma."

(Vila, C., Diogo, S.,& Sequeira, S., 2009)

​

Desta forma e de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é “um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional”

(American Psychiatric Association,2013)

​

 

​

​

bottom of page