top of page
CARATERÍSTICAS 

​​

​

"As características da perturbação autística consistem no desenvolvimento acentuado anormal ou deficitário da interacção e comunicação social e um repertório acentuadamente restrito de actividades e interesses. Esta perturbação varia com o nível de desenvolvimento e da idade cronológica. A perturbação autística é algumas vezes referida como Autismo Infantil precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner.

​

O Autista pode ter um acentuado défice no uso de vários comportamentos não verbais, tais como o contacto ocular, expressão facial, postura corporal e gestos reguladores da interacção social. As crianças autistas podem ter pouco interesse ou nenhum em estabelecer amizades. Os mais velhos podem ter interesse pela amizade mas falta-lhes a compreensão das convenções na interacção social. Os Autistas não participam em brincadeiras sociais simples ou jogos, estes dão preferência às actividades solitárias. As crianças com esta perturbação podem prescindir das outras crianças (incluindo irmãos), não têm noção das necessidades dos outros ou até mesmo não percebem o mal-estar das outras pessoas.

​

O défice na linguagem é uma das características acentuadas e persistentes e atinge as aptidões verbais e as não verbais, podendo existir atraso ou ausência na linguagem oral. Nos Autistas que possuem uma maior capacidade linguística pode-se observar uma acentuada incapacidade em iniciar ou manter uma conversação com os outros. Quando existe um desenvolvimento na fala, o volume, a entoação, a velocidade, o ritmo ou a acentuação podem ser anormais. Estes indivíduos têm tendência para se envolverem nos jogos simples de imitação ou rotinas infantis, próprias da primeira ou segunda infância.

​

As crianças Autistas têm padrões de comportamentos, interesses e actividades restritas, repetitivos e estereótipos. Os movimentos corporais estereotipados incluem as mãos (abanar, bater com os dedos) ou todo o corpo (balançar-se, inclinar-se, mexer-se). Podem estar presentes anomalias posturais, nomeadamente, andar na ponta dos pés, movimentos estranhos das mãos e posturas corporais estranhas. Estes mostram habilidades motoras e outras, muito acima do esperado para uma pessoa com retardo mental. Muitas vezes estes preocupam-se demasiado com objectos inanimados, como por exemplo a luz, a água corrente ou objectos giratórios." 

​

  • Atraso no desenvolvimento ou ausência de fala;

  • Alterações ao nível da linguagem (verbal e não-verbal);

  • Utilização literal e concreta da linguagem;

  • Incapacidade de desenvolver e estabelecer interações e relações sociais;

  • Ausência de reciprocidade social ou emocional;

  • Sensibilidade a sons fortes, iluminação intensa, sabores, texturas, cores;

  • Brincadeiras solitárias e, muitas vezes, sem função simbólica ou objetivo;

  • Dificuldade em lidar com alterações de rotina e com acontecimentos imprevisíveis;

  • Interesses muito restritos;

  • Maneirismos motores repetitivos;

  • Brincadeiras solitárias e, muitas vezes, sem função simbólica ou objetivo.

​

​

 

A Tríade de Perturbações no autismo

 

As pessoas com autismo têm três grandes grupos de perturbações. Segundo Lorna Wing (Wing & Gould,1979), a partir de uma investigação feita em Camberwell, a tríade de perturbações no autismo manifesta-se em três domínios: social, linguagem e comunicação, pensamento e comportamento.

​

Domínio social: o desenvolvimento social é perturbado, diferente dos padrões habituais, especialmente o desenvolvimento interpessoal. A criança com autismo pode isolar-se mas pode também interagir de forma estranha, fora dos padrões habituais.

​

Domínio da linguagem e comunicação: a comunicação, tanto verbal como não verbal é deficiente e desviada doa padrões habituais. A linguagem pode ter desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com autismo (estima-se que cerca de 50%) não desenvolvem linguagem durante toda a vida.

​

Domínio do pensamento e do comportamento: rigidez do pensamento e do comportamento, fraca imaginação social. Comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência em rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo.

O diagnóstico do autismo é hoje efectuado a partir das características definidas no DSM-V.

​

​

​

(Vila, C., Diogo, S.,& Sequeira, S., 2009)

​

bottom of page